Copyright © Ler nos livros
Design by Dzignine
sábado, 3 de março de 2012

Book Review - Aproveita o dia



Imagem retida do seguinte blog:

Saul Bellow, Aproveita o dia. Lisboa, Texto editora, 2007.
Livro requisitado na Biblioteca Municipal Afonso Lopres Vieira

Este é o primeiro livro que li de Saul Bellow e fiquei com curiosidade para conhecer mais a obra deste autor. Quanto a esta livro, confesso que senti bem a tristeza e desânimo da personagem principal pois trata-se da história de um homem de meia idade que pouco mais fez que desperdiçar a vida com ilusões de sucesso. Wilhelm tem apenas a companhia de um pai, que se recusa a apoiá-lo financeiramente, e de uma ex-mulher, cuja única preocupação é a de receber mais dinheiro. Entretanto, surge um estranho que acaba por iludi-lo ainda mais. Senti-me triste pela personagem principal desta história com um título bem irónico. Após esta leitura, pensei que não tinha gostado do livro, mas foi apenas a recusa de sentir a tristeza por uma vida desperdiçada. Um bom livro para reflectir.

Primeira frase: "No que tocava a esconder os seus problemas, Tommy Wilhelm era tão bom como qualquer outra pessoa. Pelo menos estava convencido disso e provas não lhe faltavam. Em tempos tinha sido actor - bem, actor não, figurante e nessa altura aprendeu a representar."

Última frase: "As flores e as luzes fundiram-se estaticamente nos olhos cegos e molhados de W.; uma música pesada como a do mar encheu-lhe os ouvidos. Entrou dentro dele e encontrou-o escondido no meio de uma multidão pela grande e feliz capa das lágrimas. Ele ouviu-a e foi mais longe do que o desgosto, através de soluços e choros dilacerantes, atrás da satisfação da derradeira vontade do seu coração."

0 comentários:

Enviar um comentário