Copyright © Ler nos livros
Design by Dzignine
sábado, 7 de julho de 2012

Book Review - O fio da navalha

Esta imagem foi retirada de:


Somerset Maugham, O fio da navalha, Lisboa, Círculo de Leitores, 1974, 328 p.

Livro requisitado na Biblioteca João Soares



Este foi o livro que levei para a lua de mel! Coloquei o livro logo de parte, não porque fosse desinteressante, mas porque na Casa das Penhas Douradas existem ao dispor de todos os hóspedes livros dos mais variados temas, tais como arquitectura, livros de viagens, romances e policiais. Tomei então a decisão de ler Agatha Christie. Esta ideia de associar a leitura de A.C. a pausas de verão tem-me impedido de a ler por estar à espera da "melhor" altura para ler, apesar de ter dois livros na minha estante à espera. Comecei a leitura perto da lareira enquanto nevava lá fora (em Abril!). Ironicamente, o livro começa com uma citação do poema "The Lady of Shallot" de Lord Tennyson, que desde 1998 mudou a minha vida com a descoberta da sua versão musicada pela Loreena McKennitt. Sobre este livro de Christie The mirror cracked side to side falarei mais tarde.

Quanto ao livro de Somerset, peguei nele depois e continuei a ler a história de Larry, Isabel e do tio Elliot. Confesso que gostei muito, mas não é até agora o meu preferido. O meu livro preferido é "The moon and six pence / Um gosto e seis vinténs", que o autor menciona logo no início da história (e que por isso me levou a lê-lo de seguida!).

A escrita de Maugham prende-nos, vivi a história e compreendi a inquietação de Larry, que é a personagem mais interessante a meu ver. Sim, claro que o tio Eliott é a essência da história e que Isabel é uma personagem inteligente (?), mas não tenho paciência para uma certa superficialidade de ambos e que o autor narrador também partilha. Compreendo que seja necessária para ultrapassar certas dúvidas e dificuldades que se vão acentuando ao longo do caminho. E é nesse meio termo, fio da navalha, que a vida acontece.

0 comentários:

Enviar um comentário