Copyright © Ler nos livros
Design by Dzignine
sábado, 9 de fevereiro de 2013

Book review - Úrsula, a maior




Alice Vieira, Úrsula, a maior. 4ª ed. Lisboa, Caminho, 1998, 191 p.

A leitura desta história teve um propósito muito particular: terminar uma leitura que ficou pendente há 20 anos. Estava no 7º ano e a prof.ª Vade Retro Satanás decidiu fazer uma biblioteca de turma. Cada um levava um livro seu. Eu devo ter levado um livro da colecção "Uma Aventura", tal como metade da turma... Na minha vez de escolher um livro, optei por este porque gostei do título. Depois percebi que essa escolha foi do agrado da professora, que me disse que o livro era bom. Como eu não gostava da professora, essa opinião pouca diferença fez no meu entusiasmo. Comecei a ler e achei o livro estranho e confuso. Na ficha de leitura, justifiquei que não terminei a leitura com o facto de o livro estar cheio de notas a lápis e que isso me perturbou...! Claro que o comentário da professora foi tudo menos simpático! Que paciência, a dela e a minha. Com tudo isto, o livro foi para a prateleira dos detestáveis. Fiz agora justiça ao livro: li-o. Afinal, é uma história simpática sobre a emancipação de uma menina com tendência a exagerar no bom comportamento em detrimento de uma atitude mais assertiva face aos outros. A história é contada na perspectiva da Maria João, uma jovem de 14 anos. A natureza reivindicativa da Maria João contrasta com a aparente passividade da Xuxu/Úrsula. Confesso que achei a linguagem da Maria João muito madura para uma menina de 14 anos. Mas fica aqui a dúvida.

0 comentários:

Enviar um comentário