Copyright © Ler nos livros
Design by Dzignine
sábado, 9 de fevereiro de 2013

Book review - Mrs. Craddock


Imagem retirada de:

Somerset Maugham, Mrs. Craddock. S.l., Livros do Brasil, s.d., 332 p.

O ano que passou foi definitivamente dedicado à leitura de Somerset Maugham, de quem eu não lera nada até então. Depois de Up at the villa/Casamento em Florença, The razor's edge/O fio da navalha, The moon and sixpence/Um gosto e seis vinténs, volto a pegar num livro deste autor com a certeza, porém, de que não será o útlimo pois ainda tenho para ler "O véu pintado" e "A servidão humana". A partir da sugestão de uma leitora amiga do Goodreads (where else?), comecei a ler este livro com interesse.

Esta é a história de Bertha Ley, futura Mrs. Craddock, uma jovem mulher com uma educação privilegiada para a arte e literatura. Pertencente a uma antiga família, Bertha viajou, conviveu com pessoas cultas e desenvolveu uma sensibilidade muito própria. Como todo o ser humano, Bertha desejava encontar o verdadeiro Amor. A morte prematura do pai levou-a a permanecer na propriedade de família, que mostrava sinais de decadência. A vontade de amar fê-la idealizar um vizinho que conhecia desde a infância e com quem viria a casar, apesar deste pertencer a uma família mais humilde.

 Empreendedor, Edward Craddock vive para a terra e para as actividades ligadas à exploração agrícola. O casal vive em harmonia, até Bertha sofrer um aborto. Craddock não consegue corresponder às ansiedades da mulher. Bertha decide então partir por uns tempos para Paris. A primeira parte do livro foi um pouco lenta, as manifestações de amor dos recém-casados deixava escapar alguma ironia e prolongavam-se, prolongavam-se... No entanto quando Bertha regressa, o antigo amor, natural e ridículo, transforma-se em desprezo e a partir daí temos outra Mrs. Craddock. Para mim, o livro começa aqui! A leitura dessas páginas são verdadeiramente deliciosas para o espírito!

Excertos: imensos...

p. 219-222    p.226-227 p.230 p.242 p.254
p.265/271/276 p.297-300 p.304-307 p.331-332  


0 comentários:

Enviar um comentário