Copyright © Ler nos livros
Design by Dzignine
quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Leituras de 2013

imagem: www.likesbooks.com

Já a entrar no mês de Fevereiro, finalmente consigo disciplinar-me para colocar por escrito as minhas impressões das leituras realizadas em 2013! Em geral, considero que foi um bom ano de leitura, mas poderia ter feito melhor! Cumpri o meu Goodreads challenge, ao ler 51 livros, mas quantidade não é qualidade e considero que ainda tenho leituras importantes a fazer. De facto, este ano gostava de colocar outros critérios para a selecção de livros a ler. O último trimestre do ano foi muito escasso em leituras por me encontrar numa fase muito especial da minha vida...


Por outro lado, tenho sempre dificuldade em atribuir estrelas de avaliação às leituras e, observando a lista de livros lidos, destaco 15 livros que conseguiram ter um maior impacto. Isto é muito subjectivo pois para mim uma boa leitura/bom livro está sujeito a vários critérios: a história, o pensamento do autor e respectivas reflexões nas entrelinhas, as personagens, ... Tudo isto me influencia para considerar determinado livro como uma boa leitura.Ora, quando essa leitura tem a capacidade de se tornar num momento de felicidade na minha vida, esse livro vai automaticamente para um lugar de excelência na minha estante!

E em 2013, os livros que conseguiram aproximar-se deste critério são:

1) O ano da morte de Ricardo Reis de José Saramago;
Ainda hoje penso que quem escreveu este livro foi o próprio Fernando Pessoa e não José Saramago (!). O contexto histórico de Lisboa nos anos 30 e a vida deste heterónimo estão muito bem retratados.

2) A bela do senhor de Albert Cohen;
Não é fácil entrar neste livro e muito menos sair dele! É uma história de amor, tragédia, comédia de costumes, com uma reflexão absolutamente genial sobre a nossa sociedade. 

3) A casa grande de Romarigães de Aquilino Ribeiro;
Um clássico da Literatura Portuguesa, que me surpreendeu pela frescura e bom humor. Foi também interessante rever algumas localidades do Caminho Português de Santiago.

4) Esteiros de Soeiro Pereira Gomes;
É daqueles livros que só apetece gritar ao mundo "LEIAM ESTE LIVRO!", mas não, não gritei. Muito bom e uma excelente sugestão do G.

5) Servidão Humana de Somerset Maugham;
Na continuação das minhas leituras de Somerset Maugham, gostei muito de conhecer o Philip. A edição do livro que li era muito fraca pelo que tenho a esperança de um dia comprar a edição da Relógio d'Água para poder ler novamente mas como se fosse a primeira vez!

6) A fera na selva de Henry James;
Este pequeno grande livro faz-nos reflectir como por vezes o amor pode ser algo... Enfiml, é uma perpectiva absolutamente genial. 

7) O primo Basílio de Eça de Queirós;
Que livro tão actual! Só me apetecia falar deste livro!

No âmbito das minhas leituras juvenis para o P. L., saliento a descoberta de:
8) "O polegar de Deus" de Louis Sachar
9) "Os olhos de Ana Marta" de Alice Vieira
10) "O Sr. Valery" de Gonçalo M. Tavares
e...

11) "Harry Potter e a pedra filosofal" de J. K. Rowling

12) A arte da simplicidade de Dominique Loreau
Finalmente  li o "livro de cabeceira" que mudou a vida de alguém bem próxima de mim!

13) Aprender a viver de José António Marina;
Excelente filósofo e pedagogo, acho que vou recorrer a esta leitura mais vezes.

14) Os livros que devoraram o meu pai de Afonso Cruz;
Este livro terminou um hiato de quase 3 meses sem leitura... Gostei muito.

Menção honrosa:
Histórias Extraordinárias de Edgar Allan Poe
Tenho que mencionar este livro, mas reconheço que a altura não foi a ideal pois já estava a atingir o limite de resistência... O raciocínio intrincado das histórias impressionou-me mas não estava em condições de acompanhar!

O ano de 2013 foi também ano da descoberta dos canais literários do Youtube. Comecei por ser seguidora do canal "A mulher que ama livros" e da "Inesbooks", para além de assistir regularmente aos canais brasileiros "Tiny Little Things", "Ao rés do chão", "lidolendo", "letras de batom", e em inglês "Books and Quills da holandesa Sanne e "The Readables" da canadiana Priscilla .  

[Inicialmente, tinha alguma relutância em ver os vlogs brasileiros por considerar que mostravam edições de livros que dificilmente teria acesso, mas tenho constatado o contrário! Entretanto, a lista de canais portugueses cresceu e o entusiamo que transmitem pela leitura tornam estes vídeos em algo viciante para quem adora livros!]

Já comprei alguns livros por sugestão dos canais que referi, sobretudo "A mulher que ama livros" que vai lendo muitos clássicos e não apenas os típicos livros YA que" toda a gente" anda a ler. Também gosto da selecção de ficção contemporânea da "Inesbooks", a quem já tive a sorte de conhecer! Aonde? Numa livraria, naturalmente! Apesar da minha timidez, não resisti a apresentar-me como seguidora do vlog!

E, deste modo, concluo esta - não tão breve- reflexão sobre as minhas leituras em 2013!

1 comentários:

  1. Ahhhhh! Tu és a Rita!
    O prazer foi meu conhecer-te :) Temos de combinar um café um dia destes para falarmos sobre livros!
    Beijinhos :)

    ResponderEliminar