Copyright © Ler nos livros
Design by Dzignine
segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Book Review - A Confissão de Lúcio


Imagem retirada de:

Mário de Sá-Carneiro, A confissão de Lúcio. Mem Martins, Europa-América, D.L.1994, 117 p.

Aqui está um escritor português que me impressiona pelo fim trágico numa idade tão jovem... Até agora o meu conhecimento deste escritor resumia-se à leitura de alguns poemas na escola. 
Com a leitura deste livro conhecemos um triângulo amoroso entre as personagens Lúcio, Marta e Ricardo. Lúcio é um poeta que parte para Paris, onde conhece outros artistas e escritores portugueses. O amigo mais marcante vai ser Ricardo, com quem estabelece uma amizade assente na partilha de valores e perspectivas sobre a Arte. Mais tarde, Ricardo regressa a Portugal depois de se casar com a misteriosa Marta. Quando Lúcio volta a Lisboa e a frequentar a casa de Ricardo, inicia uma relação com Marta. A descrição deste amor inesperado foi muito surpreendente para mim, muito avant-garde...
Marta acabou por se desinteressar de Lúcio e envolve-se com outro "amigo" de Ricardo. Lúcio parte de novo para Paris. Quando regressa, Lúcio reencontra Ricardo e os dois descobrem quem é o novo amante de Marta. Mais tarde, Ricardo dirige-se a casa onde já estava Marta. À frente da mulher e de Lúcio, Ricardo suicida-se. As provas incriminam Lúcio, que "aceita" ser acusado de um crime que não cometera. Na prisão, Lúcio relata esta confissão e esse tempo de reclusão - 10 anos! - é visto por ele como um afastamento do mundo e de uma vida que não escolhera. Um livro triste e belo, ao mesmo tempo.

0 comentários:

Enviar um comentário